quinta-feira, 28 de julho de 2011

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO PODE SIGNIFICAR AUMENTO DA TRIBUTAÇÃO

Alardeada como uma saída para o meio industrial , a desoneração da folha de pagamento, vai impactar no caixa do INSS e para diminuir tal impacto o Governo Federal estuda meios de compensar  tal perda de arrecadação. Foram pensadas tr~es formas de início:

1 - renascimento da CPMF;
2 - elevar o percentual da CSLL; e
3 - aumentar a alíquota da COFINS.

Dizem que é para aumentar a competitividade das indústrias, mas todas as formas acima, dificultam ainda mais a sobrevivência de um negócio e por fim, quem paga, é o consumidor, como sempre.

Das três opções, se outras não forem pensadas (lógico que o que se esperava era uma queda sem qualquer recomposição), a melhor seria a CPMF. Segundo estimativas a tal desoneração da folha representaria 1,5% do PIB, mesmo assim, a CPMF provavelmente seria bem maior do que 0,38%.

Na verdade, sendo benefício apenas das indústria e tendo a CPMF atuação sobre todas as empresas, o Governo federal, provavelmente teria que se defender de muitas ações, que questionariam o princípio da isonomia.

Vendo estas variáveis é de se perguntar: Por que o Governo Federal NÃO diminui suas despesas? Por que tantos penduricalhos políticos a sangrar a arrecadação? Faz anos que a arrecadação federal cresce mês após mês e nada disso é suficiente para diminuir a sanha arrecadatória. Quando, de fato, teremos um governo que será capaz de assumir posição e fazer acontecer as idéias.

Vamos aguardar o que vem por ai.

Nenhum comentário: