sábado, 6 de novembro de 2010

O QUE A FALTA DE PLANEJAMENTO PROPORCIONA.

Tem um ditado que diz: "para trabalhador ruim, não tem ferramenta boa!”

Trago este ditado em referência às colocações da secretaria de transporte da prefeitura de Juiz de Fora em relação às obras viárias, feitas ao jornal Tribuna de Minas no dia de ontem e publicadas, hoje (06/11/2010), quando assim se posicionam: "devido ao perfil dinâmico das obras, o ritmo de produção é diferente a cada dia" (?!?!) 

Pergunto-me: como poderiam vários aviões pousarem e decolarem todos os dias em aeroportos pelo mundo todo? Como seriam esses pousos e decolagens se não houvesse planejamento? Ficariam ao sabor dos ventos, mares e toda sorte de vontade da natureza? 

Será que essa atividade não seria muito mais impactada por diversas variáveis do que uma obra de asfaltamento?

Com essa declaração assumem, os representantes da prefeitura, a sua total incompetência de gestar uma obra. Demonstram novamente a sua incompetência ao afirmarem que encerrar amas intervenções às 16 horas, pois não haviam previsto o impacto que as intervenções causariam no trânsito e à população. É, no mínimo, uma piada 

Quando é que qualquer atividade, bem planejada, não pode prever situações que vão ocorrer? Sabendo que a intervenção na Independência em uma sexta-feira que, como disseram, tem aumento de fluxo de 20% no trânsito, iria impactar os trabalhos, qual foi o motivo para não planejarem as intervenções? Acredito que o que falta, na Settra é competência, pois desde que começaram essas obras os prejuízos ao povo tem sido enormes e na Settra o que mais se vê é o total descaso e falta de comunicação.  

Veja que fecham ruas que deveriam ser ponto de fuga e dão um nó no trânsito. Não criam qualquer alternativa ao usuário, obrigando-o à aceitar vontade suprema do secretário de transportes. Falar nisto onde ele está que não aparece e assume a pasta e as suas responsabilidades e esclarece á população os motivos pelos quais tudo isso vem ocorrendo? 
Será que tem medo de ser apontado como culpado por tamanha falta de compentência na gestão de obras? Isso tudo parece maldoso. 

Na rua Barão de Cataguases, sequer um aviso perto do sinal da Andradas foi colocado. Se tivessem feito isso, os motoristas pegariam caminhos alternativos e não teriam que ir até a Santo Antônio, para voltarem pela Paula Lima, para entrar na Andradas e subir a Benjamin. Poderiam ter feito o trajeto direto saindo da Barão de Cataguases e ir direto no acesso a Benjamin, mas o que se viu foi, por falta de planejamento, fma confusão sem fim e onde estavam os agentes de trânsito para orientarem, já que placas não existiam para tal fim? 

Se os gestores da Settra possuem o conhecimento do transtorno que a intervenção trará, façam-na em horários alternativos e fins de semana, ou seja, em horários que tragam o menor impacto possível à população. 

O que não é crível é ver alguém que precisa de transporte público, e ainda deficiente, ter que ser conduzido em total desrespeito aos seus direitos adquiridos por seus familiares, tendo que assumir todo o risco por sua integridade física. 

Essa gestão da secretaria é totalmente irresponsável e desrespeitosa. Parece que só são bons em punir e cobrar multas.

Nenhum comentário: